Você sabe qual o melhor produto para a hidratação da pele ?

hidratação da pele

Importantes considerações para a avaliação da eficácia de produtos hidratantes

 

Hidratação da pele

 

A hidratação da pele é considerada um assunto de grande interesse, tanto na área médica quanto na área cosmética.

A pele normal possui um estado de hidratação que ajuda a exercer suas funções de proteção, barreira e permeabilidade adequadamente.

A pele seca geralmente apresenta aparência áspera, sem maciez e flexibilidade e fica suscetível a dermatites e irritações.

Vários fatores podem alterar a hidratação da pele deixando-a ressecada:

 

  • Fatores climáticos: o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele e diminui o seu grau de hidratação.
  • O excesso de sol na pele, também favorece a sua desidratação.
  • O uso frequente de sabões e detergentes eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.
  • Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui e com isso a sua hidratação. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.

 

Muitos produtos fazem a hidratação da pele melhorando o seu aspecto opaco, sem brilho e ressecado.

O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa, da sua genética e de seus costumes e hábitos de vida.

 

Mas, qual é o melhor produto para a hidratação da pele ?

 

Antes de colocar um produto no mercado, as empresas fazem testes para certificar que a eficácia do produto será garantida.

As fórmulas cosméticas hidratantes podem evitar a perda de água formando uma barreira contra a evaporação superficial (oclusiva) ou hidratar o estrato córneo (camada mais externa da pele) pela água contida no produto aplicado ou pela absorção da água da atmosfera (umectante).

A determinação da hidratação da pele (particularmente do estrato córneo) é um estudo comumente realizado para avaliar a eficácia de produtos cosméticos destinados a hidratação da pele.

Várias técnicas podem ser utilizadas para quantificar a hidratação da pele e as propriedades higroscópicas das preparações cosméticas, dentre as quais se destacam:

 

  • a corneometria (análise da capacitância elétrica da pele);
  • a perda de água transepidermal (TEWL);
  • análises espectroscópicas (FTIR-ATR).

 

Devido a sua simplicidade, a técnica a que mais se destaca é a corneometria.

 

Está gostando do nosso conteúdo ?

Receba nosso conteúdo por e-mail. Clique no botão e faça o seu cadastro ! E não se preocupe, nós não enviamos SPAM !

O Corneometer® é um dos equipamentos mais utilizados para a medida da hidratação do estrato córneo. Fato este evidenciado pelo nome da técnica ser derivada do equipamento.

O princípio de medida é fundamentado na diferença entre a constante dielétrica da água e a de outras substâncias.

O capacitor formado entre a base da sonda Corneometer® e a pele, apresenta alterações no valor da capacitância conforme a quantidade de água da pele, quanto maior o valor de capacitância, maior a hidratação da pele.

Entretanto para a correta utilização desta técnica, variações de alguns fatores intrínsecos e extrínsecos devem ser considerados.

 

COMO É FEITO A CORNEOMETRIA

 

São selecionados voluntários de pesquisas e em cada voluntário são marcados 4 áreas em ambos os antebraços, usando uma caneta cirúrgica. Como mostrado na figura abaixo:

hidratação da pele corneometria

As medidas são feitas utilizando uma sonda de corneometria, como o Corneometer®. Geralmente são realizadas no mínimo 5 e no máximo 10 medidas por área do antebraço.

Essas medidas são realizadas em laboratório climatizado com umidade relativa de 50% ± 5 % e temperatura entre 22 oC ± 2 oC. Entre as medidas, os voluntários ficam confinados em uma sala de descanso, mantida nas mesmas condições do laboratório, e são instruídos a não lavar ou molhar os antebraços durante o período do estudo.

É importante salientar que um período de climatização por 30 minutos, previamente ao início do estudo é necessário para o condicionamento dos voluntários.

As medidas in vivo da hidratação da pele pode ser ou não influenciada por fatores intrínsecos (idade, sítio anatômico, sexo) e fatores extrínsecos (umidade relativa, temperatura).

Além disso, a pele pode estar predisposta a outras variáveis funcionais orgânicas que podem afetar as medidas de capacitância, tais como, estresse, fadiga, entre outras.

Diferenças entre os valores de capacitância em função da área de aplicação do produto ou do horário em que as medidas são feitas, podem ser suficientemente grandes para invalidar as análises estatísticas utilizadas na comparação das medidas antes e após tratamento ou comparação entre produtos.

Sendo assim, o claim hidratação da pele pode ser seguramente suportado pela técnica de corneometria, desde que na execução do estudo todos os parâmetros que possam afetar as medidas sejam controlados.

A localização da área demarcada para realização das medidas de capacitância no antebraço de um voluntário humano, bem como as variações cronológicas do nível de hidratação do estrato córneo, pode influenciar significativamente nos resultados obtidos.

 

Está gostando do nosso conteúdo ?

Receba nosso conteúdo por e-mail. Clique no botão e faça o seu cadastro ! E não se preocupe, nós não enviamos SPAM !

Estas diferenças podem atingir uma variação aproximada de até 6%, indicando que devem ser consideradas no designer de um estudo, visando à obtenção de resultados confiáveis, precisos e exatos.

Por isso é sempre importante ler os rótulos dos produtos e saber se eles foram testados ou não.

Usar produtos éticos, que foram analisados e testados quanto a sua eficácia é uma medida importante para preservar a saúde da sua pele.

 

 

Posted on 7 de julho de 2016 in Cosméticos, Curiosidades

Share the Story

About the Author

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


− dois = 5

Back to Top